31 de janeiro de 2008

A Dell muda sua estratégia de distribuição

A Dell se sentiu pressionada pelos seus concorrentes e decidiu também ser parceira dos grandes varejistas, vendendo seus produtos junto com os dos concorrentes e atingindo assim todas classes, já que a condição de compra pode ser facilitada pelo varejista.

Com a utilização de intermediários (Vendas Indiretas), será que a imagem da marca Dell não vai se desvalorizar?
Veja o que a Matéria diz:

Dell anuncia que irá fechar seus 140 quiosques de venda nos EUA.



A Dell, segunda maior fabricante de computadores do mundo, anunciou que vai fechar seus 140 quiosques de vendas nos EUA. Essa é uma das primeiras medidas decorrentes do novo modelo de negócio adotado pela empresa, que deixou de vender exclusivamente de forma direta (por internet e telefone) e firmou parcerias com redes de varejo.Criados em 2002, os quiosques da Dell funcionam como lojas virtuais, nas quais o consumidor pode ver o produto em exposição, mas as eventuais compras são entregues posteriormente pela companhia, como se a aquisição tivesse sido fechada pela internet. Em maio do ano passado, a empresa anunciou sua primeira parceria no varejo, com o Wal-Mart, nos EUA.



Desde então, se seguiram outros acordos, com empresas como a Best Buy e o Carrefour, entre outros, nos principais mercados em que a empresa está. No Brasil, a Dell começou em setembro a vender seus computadores pelo Wal-Mart. Hoje já são mais de 10 mil pontos de vendas de parceiros em todo o mundo, segundo a fabricante."
O direcionamento para o varejo é um exemplo importante da atenção com que a Dell escuta seus consumidores", disse o vice-presidente de Consumo da Dell, Tony Weiss. "Desde que começamos nossa jornada para o varejo, tínhamos a intenção de dar aos consumidores a oportunidade de ligar, acessar ou visitar a Dell e ter acesso a nossos produtos", acrescenta.Segundo Weiss, o fechamento dos quiosques "se encaixa com a forma como nossa estratégia global para o varejo evolui".Em comunicado, a empresa afirma que, embora esteja fechando seus quiosques nos EUA, instalações semelhantes em outros países serão mantidas. Ela não informa quantos quiosques existem fora dos EUA, embora a esmagadora maioria deles esteja mesmo no país de origem da fabricante.

Fonte: Valor On line

1 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que a Dell está alinhando corretamente a sua estratégia, por que ? Como consumidor, percebo que um dos principais diferenciais da Dell são os preços, e me parece que o custo comercial de distribuir em supermercados é bem menor do que custear quiosques, telemarketing e outros. A estratégia anterior é muito boa, mas acredito que deva ter como suporte produtos de maior valor agregado como os produtos da apple por exemplo.


João Paulo de Souza Schaeppi
ilheusba@uol.com.br
Adm. 13334