26 de novembro de 2007

Estratégia de Preço do Burger King

Burger King tenta roubar espaço do McDonald’s nos menus econômicos
Rede de lanchonetes testará o “cheeseburger de um dólar” como alternativa aos lanches com descontos oferecidos pela cadeia concorrente

Uma jogada da segunda maior cadeia de fast-food dos Estados Unidos, o Burger King, deve esquentar a disputa das lanchonetes pela liderança em menus econômicos, produtos capazes de atrair os consumidores pelos preços abaixo da média do cardápio.

Para enfrentar seu maior concorrente, o líder de mercado McDonald’s, a rede lançará em fase de testes um cheeseburger duplo 30% maior do que o do rival e a um preço inicial fixado em um dólar, conforme o presidente mundial de marketing, inovação e estratégia da companhia, Russ Klein, anunciou em comunicado aos donos das lojas franqueadas.
Segundo o periódico nova-iorquino Wall Street Journal (WSJ), a nota do Burger King diz que o "cheeseburger de um dólar", como o produto vem sendo chamado, será "uma das armas mais poderosas da rede para crescer e ganhar espaço no setor".

A estratégia tem como objetivo direto enfrentar o McDonalds num dos setores em que a batalha por consumidores é mais desproporcional. No Burger King, os preços variam de loja para loja, mas enquanto a maior parte dos franqueados cobra em média mais de dois dólares por sanduíche e oferece apenas um lanche, o Junior Whopper, na categoria econômica, o McDonald’s vem se beneficiando há anos de uma política mais ampla de descontos, liderada justamente pelo cheeseburger duplo.

Por isso, embora corra o risco de repetir uma "batalha do hambúrguer" semelhante às que as companhias travaram em 2000 e em 2003, quando a redução de preços acabou acabou por prejudicar algumas empresas do setor, o Burger King parece não ver opções à medida.
"O fato é que ainda estamos em desvantagem de preços com o McDonald’s e o Wendy’s", afirma Russ Klein na nota emitida, em referência a dois dos concorrentes que apostam firmemente no modelo da oferta de descontos.

De acordo com o WSJ, o executivo citou pesquisas de mercado segundo as quais o menu econômico do Burger King representa 12% das vendas totais da empresa, enquanto no McDonald’s a proporção fica em 23% e, no Wendy’s, chega a 25% - um sinal de que o Burger King pode explorar melhor esse nicho.O teste do "chesseburger de um dólar" ocorrerá em três mercados não identificados pela empresa e ainda não há previsão sobre se ele se expandirá a toda a rede nos EUA..
Fonte: Revsita Exame

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