18 de dezembro de 2007

Febre das bicicletas em Paris chega ao mundo fashion

A moda pegou: serviço de aluguel de bicicletas na capital francesa conquista 10 milhões de usuários em cinco mesesO enorme sucesso do "Vélib", o serviço de aluguel de bicicletas lançado pela prefeitura de Paris em julho passado, que já registra cerca de 10 milhões de usuários em apenas cinco meses, transformou esse meio de transporte ecológico em um fenômeno de moda que já repercute também no universo do luxo.

Dois grandes hotéis da cidade, chamados "palácios", o Meurice e o Plaza Athénée, se inspiraram no grande interesse que a bicicleta passou a despertar nos franceses e turistas e decidiram colocar alguns modelos à disposição de seus hóspedes.

Com as cores dos hotéis, verde para o Meurice, e vermelho no caso do Plaza Athénée, as bicicletas de fabricação holandesa são equipadas com cestos ou uma espécie de mochila para que os clientes possam carregar suas compras. Os hotéis fornecem também todo o equipamento para o cliente-ciclista: capacete, bomba para os pneus e proteção antifurto. Alguns preferem pendurar no pescoço a chave dourada do cadeado como um "colar", comportamento que está na moda entre os clientes desses estabelecimentos de luxo.

Quem gostar, pode levar sua bicicleta para casa. Tanto os modelos do Plaza Athénée, quanto do Meurice, podem ser vendidos em função da disponibilidade. Os preços são sob consulta. "A bicicleta é o meio de transporte do momento", afirma Isabelle Maurin, diretora de comunicação do Plaza athénée.

O Murano Resort, hotel com design contemporâneo situado nos arredores da praça da République, também oferece aos seus hóspedes a possibilidade de pedalar por Paris com bicicletas criadas com exclusividade para o hotel por uma marca famosa do setor, a Electra Bike. Inspiradas em motos Harley Davidson, as bicicletas do Murano Resort ficam expostas na recepção como objetos de arte. Há um modelo destinado aos colecionadores, que custa a partir de ? 1,7 mil (R$ 4,3 mil).

O valor pode parecer elevado, mas nem se compara ao preço da nova bicicleta criada pela grifeChanel, que estará à venda a partir de janeiro: ? 8,9 mil (cerca de R$ 23 mil). A versão "alta-costura" do meio de transporte, desenvolvida por Karl Lagerfeld, possui selim e bolsa acoplada feitos com o famoso couro "matelassé" de uma das bolsas emblemáticas da marca. Como os modelos da Chanel, a bicicleta é clássica e elegante e seria destinada para pedalar em áreas urbanas.

Com o preço quase de um carro popular na França, pode-se imaginar que a bicicleta da Chanel seja alvo freqüente de tentativas de furto. Justamente por isso a grife assegura ter implementado no modelo um sofisticado sistema de segurança, que incluiria ainda pneus com 5 milímetros de espessura que supostamente não furariam nunca.


Por todas as partes de Paris, mesmo agora durante o período de inverno, é possível ver inúmeras pessoas pedalando as bicicletas cinzas do serviço lançado pela prefeitura. A iniciativa, lançada com o objetivo de melhorar o trânsito e também reduzir a poluição da cidade, ganhou adesão bem acima das previsões mais otimistas das autoridades municipais.

O serviço registra no mínimo dezenas de milhares de utilizações diárias. Homens de terno, mulheres usando salto alto, pessoas dos mais diferentes tipos e estilos são vistas pedalando pela cidade. De olho nesse fenômeno de comportamento, marcas e estilistas de moda decidiram lançar coleções de roupas, bolsas e acessórios mais sofisticados, que saem do contexto de prática esportiva, destinados àqueles que passaram a usar bicicletas.

A designer russa Irina Volkonski, instalada em Paris e conhecida por suas jóias e acessórios para o mundo da moda, criou uma buzina com cristais Swarovski para bicicletas, que custa 150 euros (cerca de R$ 385).

A moda do ciclismo em Paris ainda está começando e deve se expandir: até o fim do ano a prefeitura anunciou que dobrará o número de bicicletas disponíveis, para 20 mil, e também aumentará a quantidade de estações nas ruas onde é possível alugá-las, que passarão a 1,4 mil na cidade.

Fonte: Valor on line

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