6 de novembro de 2007

Fornecedores de marcas próprias criam associação

As indústrias que fabricam os produtos vendidos com as marcas próprias do varejo - como supermercados, farmácias e mesmo postos de gasolina - estão se tornando um setor cada vez mais importante com o crescimento nas vendas no país. Nos Estados Unidos, este já é um segmento com peso e poder econômico. No Brasil, a indústria dá os primeiros passos na tentativa de se organizar com a criação de Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro).

Neide Montesano, a presidente da entidade que será lançada oficialmente hoje, estima que existam no país 500 fábricas que fornecem os produtos vendidos com as marcas próprias do varejo. Da entidade, fazem parte 25 empresas - metade é formada por indústrias e fornecedores de serviços e o restante divide-se entre as próprias varejistas e fornecedores de insumos.

De acordo com pesquisa encomendada à Latin Panel, o consumo de marcas próprias cresceu 9 pontos percentuais nos últimos dois anos e já atinge 67% das famílias brasileiras. As camadas onde a demanda mais cresce são as classes C, D e E. O pequeno varejo não conseguia ter marcas próprias por falta de escala, mas, com o aparecimento das centrais de compra, esses comerciantes passaram a comprar em volumes grandes o suficiente, diz Neide. (CF)

Fonte: Valor Econômico

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